Há 34 anos, a OMS determinou que hoje (17/05) seria o Dia Internacional do combate à LGBTfobia. Desde então, ações de combate e conscientização foram promovidas. E no ambiente de trabalho, o preconceito está sendo combatido de forma efetiva?
Para além de promover palestras e cursos, a empresa precisa ser um instrumento de acolhimento e combate à desigualdade dentro e fora do ambiente de trabalho. Mas como fazer isso na prática?
Mais diversidade com poder decisório: não é o bastante ter apenas colaboradores da comunidade. É preciso ver mais pessoas diversas assumindo cargos de liderança e em grupos de afinidade que possam influenciar nas decisões tomadas na empresa.
Promover suporte aos colaboradores LGBTI+: além de oferecer suporte aos colaboradores através de uma ouvidoria no ambiente de trabalho, é igualmente importante disponibilizar assistência para aqueles que enfrentam situações de preconceito fora do contexto corporativo. Isso pode incluir acesso a apoio jurídico e psicológico, proporcionando uma rede de suporte completa para enfrentar desafios pessoais e profissionais
Esse tipo de direcionamento pode ser obtido através da Consultoria da TODXS. Nós fornecemos soluções personalizadas mapeando desafios e oportunidades, principalmente em recortes de etnia, idade, gênero, orientação sexual e presença de deficiência.
Conte conosco na luta contra a discriminação sexual e de gênero 🏳️🌈
Texto por Gabriela Sobral 🏳️🌈